6º
Anos – Arte – 3ª Bimestre – Dança
IMPROVISAÇÃO:
EXPERIMENTANDO CORPO E SOM
1-
Você
já ouviu uma música e sentiu vontade de mexer o corpo no ritmo do som? Se for o
caso, em que ocasiões isso aconteceu? Compartilhe com os colegas e com o professor.
A
imagem acima mostra um momento de uma aula na qual as crianças estão realizando
movimentações corporais estimuladas pelo som de uma música. Esse tipo de
experimentação pode ser um ponto de partida para aprendizados em dança, música
e improvisação nessas linguagens artísticas.
Que
tal fazer algo parecido?
Clique na imagem do youtube abaixo ou
no link e ouça a música instrumental.
https://www.youtube.com/watch?v=SusoBSvuk2Y&list=RDSusoBSvuk2Y&start_radio=1
2-
Quando
as músicas começarem a tocar, cada um deve ficar atento ao que está sentindo e,
consciente do quanto já conhece de si mesmo, deve dançar de acordo com essa
sensação, explorando os movimentos em que se sente confiante e procurando
formas de interagir com a música que está ouvindo.
Improvisar
movimentações corporais ao som de uma música envolve sensações, sentimentos e
emoções. Esteja atento a isso. Dançar assim também é um modo de ativar o
pensamento e de estimular a formação de conhecimento.
Para refletir
Reflita
sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com o professor.
1
Quais foram as sensações despertadas em você nessa proposta de improvisação?
2
Na experiencia de dançar ao som de uma música, como podemos descrever a
interação entre corpo e som?
3 Você já assistiu a, ou participou de alguma improvisação artística? Se sim, conte sua experiencia aos seus colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário