Atividade de Ciências – 6
anos
Misturas Homogêneas e Heterogêneas
O que é uma mistura?
Mistura é a reunião de duas ou
mais substâncias compostas ou simples, que sejam diferentes, fazendo com que
suas propriedades físicas sejam indefinidas e variáveis.
E não existe reação química
entre elas então cada uma mantém as suas propriedades.
Substâncias compostas: são
formadas por mais de um tipo de átomo, ex: o açúcar e álcool, que são formadas
pela união de diferentes átomos: hidrogênio, oxigênio e carbono.
Substâncias simples: é formada
por apenas um elemento, e os átomos podem estar unidos por moléculas ou isolados,
ex: a molécula de ozônio (O3) é formada por três átomos do elemento oxigênio.)
As misturas podem ser
classificadas em HOMOGÊNEAS e HETEROGÊNEAS:
Mistura Homogênea: É aquela em que não conseguimos perceber a diferença
de suas partes misturadas.
Água + Açúcar
Não conseguimos ver a olho nu,
um componente separado do outro: o açúcar desaparece na água.
Mistura Heterogênea: É aquela em que é perfeitamente possível diferenciar
as suas partes.
Água + Talco
Conseguimos ver a olho nu a
diferença dos componentes presentes, não se misturam
Vídeos Youtube: Kuandro
Oficial – Misturas homogêneas e heterogêneas
Vídeos Youtube: Estuda Mais –
Misturas homogêneas e heterogêneas
Exercícios
1) Dê 3 exemplos de misturas:
2) Responda se é verdadeiro ou
falso:
( ) Se colocarmos em um copo com água uma
colherzinha de sal e mexermos, nós teremos uma combinação de substâncias e não
uma mistura, isso porque o sal se desfaz na água e ela fica salgada.
( )
Uma rocha é considerada uma mistura homogênea, porque vemos muito bem as suas
partes a ¨olho nu¨.
( ) Nas misturas heterogêneas podemos ver
fases distintas, chamadas de bifásicas, trifásicas, tetrafásicas etc.
( ) O petróleo é uma mistura heterogênea,
porque conseguimos ver bem que tem varias cores e diferentes formas.
( ) A água do filtro é uma mistura
homogênea.
3) O que você entendeu sobre
mistura homogênea e heterogênea?
4) Dê um exemplo de uma
mistura homogênea (diferente do da matéria) em estado líquido e uma em estado
gasoso e como você conseguiu identificar cada uma dessas misturas como sendo
homogênea.
5) Porque algumas misturas são
consideradas homogêneas a ¨olho nu¨ e heterogêneas quando vista do microscópio?
6) Dê um exemplo de uma
mistura heterogênea (diferente do da matéria), em estado líquido e uma em
estado sólido e como você conseguiu identificar cada uma dessas misturas como
sendo heterogênea.
7) O sangue é uma mistura
homogênea ou heterogênea? E porque?
8) O sal de cozinha é
considerado uma mistura ou uma combinação? E porque?
Atividade de Ciências – 7
anos
Máquinas Simples
Máquinas simples são
ferramentas ou instrumentos capazes de facilitar o trabalho e execução de
tarefas simples do dia a dia do homem.
Vale lembrar que podemos
diferenciar as máquinas simples em mais complexa (Máquinas complexas são
aquelas que utilizam dispositivos eletrônicos em sua composição, como os
circuitos integrados. Um exemplo de máquina complexa são os computadores).
Mas todas as máquinas têm uma
ou várias funções que nos permitem realizar uma tarefa com menor esforço
físico. Sendo assim, denominaremos máquinas simples às que modificam e
transmitem a ação de uma força para realizar algum movimento.
Existem diversos tipos de
máquinas simples como:
Alavancas
Há mais de 22 séculos, um
homem chamado Arquimedes (287 – 212 a.C.) encontrou um método extremamente
simples para conseguir levantar qualquer coisa que fosse tão pesada: ele
descobriu as alavancas.
A alavanca é uma barra
alongada e rígida, reta ou curva, móvel em torno de um eixo denominado ponto de
apoio, também conhecido como fulcro ou eixo de rotação.
Como poderíamos levantar uma massa
com peso seis vezes maior que outra, fazendo a mesma força que faria para
levantar essa?
É só a distância entre o ponto
da barra rígida em que você aplica a força e o ponto de apoio (de P a A) ser
seis vezes maior do que distância da massa até o ponto de apoio (de A a R).
Denominação:
Força resistente – é a força
que queremos equilibrar. No exemplo acima, é o peso do saco.
Força potente – é a força que
sustentará a resistência. No exemplo, é a força que fazemos.
Existem tipos de classificação
das alavancas conforme a posição do ponto de apoio em relação à força que
impulsiona (P) e à força resistente ®.
INTER-FIXA:
É quando o ponto apoio (A)
está entre a aplicação da força potente (P) e a aplicação da força resistente
(R).
INTER-PONTENTE:
É quando a aplicação da força
potente (P) está entre a aplicação da força resistente (R) e o ponto de apoio
(A).
INTER-RESISTENTE:
É quando a aplicação da força
resistente (R) está entre a aplicação da força potente (P) e o ponto de apoio
(A).
Roldanas e Polias
Já perceberam que os aparelhos
de musculação são cheios de discos rígidos em torno dos quais há um fio, em que
estão presas as cargas? Para que servem?
Esses discos são chamados de
roldanas ou polias. São discos com um canal por meio do qual passa um fio ou
corda, em que está presa uma carga.
Roldanas fixas
A roldana fixa facilita a
realização de um esforço por mudar a direção da força que seria necessária.
Como observamos na figura, a força necessária para equilibrar o corpo é igual à
força realizada pela pessoa. Entretanto, para levantar a carga, temos que puxar
para baixo, o que facilita o trabalho.
Roldanas móveis
As roldanas móveis diminuem a
intensidade do esforço necessário para sustentar um corpo, pois parte desse
esforço é feito pelo teto, que sustenta o conjunto.
Com uma roldana móvel, a força
necessária para equilibrar a carga é dividida por dois,
Com duas roldanas móveis, a
força necessária é dividida por quatro,
Com três, é dividida por oito,
e assim sucessivamente.
O plano inclinado
Plano inclinado é toda
superfície reta que tenha alguma inclinação.
Observando uma acentuada
subida podemos concluir que se, por um lado, um plano inclinado permite o
acesso as áreas mais altas com menor esforço, por outro, ele torna o caminho
mais longo.
Podemos dizer que quanto menor
o ângulo do plano inclinado, maior a distância a ser percorrida, porém menor a
força a ser aplicada.
Site sobre o assunto:
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/mecanica18.php
Vídeo Youtube: NOVA ESCOLA –
Ciências: máquinas simples
Exercícios
1) O que é uma alavanca?
2) Sabemos que a tesoura é uma
alavanca interfixa. Mas ela também é formada por outro tipo de máquina simples.
Qual é? Onde vamos encontrá-la?
3) Dê 5 exemplos de tipos de
máquinas simples.
4) Classifique em verdadeira e
falso:
( ) Podemos afirmar que o martelo é uma
máquina complexa, isso porque ele tem uma cabeça de aço e usa também um cabo de
madeira.
( ) A vassoura é uma alavanca
inter-potente.
( ) Nas roldanas moveis o esforço maior é
feito pelo teto, uma vez que é ele que sustenta o conjunto.
( ) Parafusos, porcas são máquinas
simples muito eficazes.
( ) Todo plano inclinado tem por função
alcançarmos lugares mais altos, porém com um menor percurso e menor força
sempre.
5) Porque é vantajoso a
utilização de uma roldana fixa?
6) Classifique cada tipo de
alavanca:
A – Pinça:
B – Triturador de alho:
C – Balança (somente mola e
ponto de apoio):
7) Dê um exemplo de plano
inclinado e explique.
Atividade de Ciências – 8
anos
Fontes e Tipos de Energia
As fontes de energia são
recursos utilizados para gerar energia para os mais variados tipos de
indústrias, veículos, máquinas, empresas e demais meios que precisam de energia
para funcionar.
Elas podem ser: renováveis e
não renováveis, originadas de fontes naturais e também artificiais é um recurso
extremamente necessário para o funcionamento do mundo. Boa parte de tudo o que
fazemos hoje em dia é possível por causa da geração de energia.
Mas para a maioria delas, a reposição
na natureza é muito lenta, pois resulta de um processo de milhões de anos sob
condições específicas de temperatura e pressão. Quanto mais usamos as fontes de
energia não renováveis, menos teremos no estoque total.
Fontes de energia
renováveis
São aquelas que se reabastecem
naturalmente de onde a tiramos, sendo possível utilizá-las de maneira constante
e sem a preocupação de que possam se esgotar a qualquer momento.
Alguns exemplos:
Hidrelétrica: gerada a partir
da força da água.
Solar: gerada a partir da luz
do Sol.
Eólica: gerada a partir da
ação do vento.
Geotérmica: gerada a partir do
calor interior da Terra.
Biomassa: gerada a partir de
materiais orgânicos.
Oceanos: gerada a partir da
ação dos mares.
Hidrogênio: gerada a partir da
reação entre hidrogênio e oxigênio.
As fontes renováveis de
energia são consideradas limpas, pois emitem menos gases de efeito estufa (GEE)
que as fontes fósseis e, por isso, estão conseguindo uma boa inserção no
mercado brasileiro e mundial.
Fontes de energia não
renováveis
São aquelas que podem se
esgotar com o uso excessivo para a geração de energia. Por serem limitados, são
fontes de energia com caráter estratégico, podendo servir como moeda de troca,
especulação e até mesmo conflito entre as nações.
Um dos exemplos de fonte de
energia não renovável é o petróleo, extremamente importante nos dias de hoje.
Utilizado na indústria automobilística e também para gerar a energia necessária
para mover uma série de veículos, máquinas, nas mais variadas superfícies.
Alguns exemplos:
Petróleo
Carvão mineral
Gás natural
Xisto betuminoso
Fontes de energia
alternativas para o Brasil
O grande crescimento das áreas
urbanas, o surgimento da indústria e as mudanças nos padrões econômicos e de
consumo a partir do século XIX contribuíram para que a demanda por energia
fosse maior.
A Revolução Industrial e as
descobertas científicas trouxeram para o cotidiano da sociedade a eletricidade,
o petróleo, o gás natural, o aço e uma infinidade de materiais e produtos que passaram
a ser utilizados com um número grande de frequência.
A utilização incessante de
fontes de energia trouxeram mudanças climáticas, efeitos sobre a camada de
ozônio, poluição e contaminação de águas e solos, extinção na flora e fauna,
esgotamento dos recursos naturais etc.
Transformada a partir de
recursos naturais que podem ser repostos ou reabastecidos, sem o risco de uma
finitude rápida, como os ventos, a radiação solar ou biomassa, por exemplo.
Fontes vistas como mais limpas e mais baratas na hora de produzir energia.
O desenvolvimento científico
na área de energia busca aprimorar as fontes já existentes e criar tecnologias
para fontes de energia limpas, baratas e mais abundantes. Essas fontes
alternativas podem até mesmo gerar mais energia que os meios tradicionais.
Uma das fontes de energia
consideradas limpas e bastante úteis nos tempos atuais é o etanol brasileiro,
produzido a partir da cana-de-açúcar. O país detém a liderança mundial na
produção desse tipo alternativo de combustível e também de uma cadeia produtiva
complexa.
Nos últimos anos houve um
crescimento exponencial do etanol como forma de combustível para os carros que
rodam pelo país, já que a frota brasileira é composta por carros flex, que
podem se locomover a partir do uso de gasolina e também etanol. Gerador de
energia mais barato, com rendimento menor, mas que dependendo da diferença de
preço, acaba compensando para o consumidor.
Site de apoio:
http://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/fontes-de-energia
Vídeos Youtube: Matéria de
Capa: Fontes de Energia
Documentário: Faça as contas -
Produzido pela 350.org
Exercícios
1) Porque a energia renovável
sempre se reconstitui e a não renovável não?
2) Explique como funciona a
geração de energia de cada um dos sistemas abaixo e aponte se é renovável ou
não renovável.
Hidrelétrica:
Carvão mineral:
Solar:
Combustíveis fósseis:
Eólica:
Geotérmica:
Energia nuclear:
Biomassa:
Oceanos:
Gás natural:
Hidrogênio:
Petróleo:
3) O petróleo está presente em
diversos lugares e quais são esses lugares e o que devemos fazer para evitarmos
danos a natureza por conta disso?
4) Quem são e como ocorreu a
formação de fontes fosseis?
5) Dentre todos os problemas
presentes na terra, você conseguiria montar algum tipo de energia nova que não
prejudicasse o planeta e melhorasse esse problema que você achou? Explique como
seria isso?
Atividade de Ciências – 9
anos
Estrutura da Matéria
Todas as coisas existentes na
natureza são constituídas de átomos ou suas combinações e o átomo é tudo aquilo
que ocupa espaço e possui massa.
Mas precisamos entender que
ele é um componente de composição e na matéria acontecem diversas mudanças, mas
essas mudanças podem favorecer a existência das alterações de estado, e para
efeitos de nosso estudo os estados físicos da matéria são três: sólido, líquido
e gasoso. Ou seja, se mudarmos a temperatura e/ou pressão podemos fazer com que
os corpos passem de um estado para outro.
As fases de estados físicos
da matéria são:
Sólido: apresenta uma grande
força de atração entre as partículas, força essa de origem elétrica, o que
implica em uma forma e volume definidos ex. Gelo.
Líquido: a força entre as
partículas é menor do que as do estado sólido, o que implica em um volume
definido e uma forma variável ex. Água num copo.
Gasoso: a força entre as
partículas é quase inexistente, o que corresponde a volume e formas variáveis
ex. Vapor da água que sai do ferro de passar.
- Como já falado a pressão e a
temperatura, que são as variáveis de estado, influenciam no estado físico em
que uma substância se encontra e ao receber ou perder certa quantidade de calor
ela pode sofrer uma mudança/transição desse estado.
Para essas passagens de estado
existem nomes específicos:
Fusão: é a passagem da fase sólida para a fase líquida.
Ex. O gelo derretendo e se
transformando em água líquida.
Vaporização: é a passagem da fase líquida para a fase gasosa.
Ex. A água fervendo e se
transformando em vapor de água, como a vaporização dos rios, lagos e mares.
Condensação ou Liquefação: é a passagem da fase gasosa para a fase líquida.
Ex. O vapor da água se
transformando em gotículas de água quando sua temperatura fica abaixo de 100
ºC.
Solidificação: é a passagem da fase líquida para a fase sólida.
Ex. A Água líquida colocada no
congelador para formar gelo.
Sublimação: passagem que se dá de forma direta, da fase sólida
para a fase gasosa ou da fase gasosa para a fase sólida.
Ex. Como acontece com a
naftalina.
Este desenho mostra bem as
passagens:
Vídeo do Youtube: Planeta
Biologia – Mudanças de estados físicos da matéria
Site apoio:
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/mudancadeestadofisico.php
Exercícios
1) Com suas palavras, o que é
matéria?
2) Quais são os estados
físicos da matéria? E o que caracteriza cada estado?
3) Dê um exemplo de cada:
Fusão:
Solidificação:
Vaporização:
Condensação:
Sublimação:
4) Assinale qual das
alternativas abaixo demonstra uma mudança de estado de sublimação:
a) algumas gotículas de água
das nuvens transformando-se em gelo.
b) o vapor da água de grandes
altitudes se transformando em neve.
c) o vapor da água em baixas
altitudes se transformando em nuvens.
d) algumas gotículas de água
se transformando em cristais de gelo nas nuvens.
e) vapor de água em baixas
altitudes transforma-se em neblina.
5) A figura a seguir
representa duas etapas do ciclo de mudanças da água,
– Quais são estes dois estados? E o que
acontece com eles?
6) Nos períodos de seca ou
falta de chuva, temos sempre problemas de saúde, como dificuldades de respirar
e até sangramentos do nariz. Uma solução que melhora este problema é colocar
nos cômodos da casa recipientes com água. Explique com suas palavras porque
este método funciona?
Boa tarde , quando deverá ser entregue esse questionário da disciplina de ciências, e para mim não aparecem as imagens.
ResponderExcluirPra mim as imagens não aparecem também
ExcluirOlá pessoal, olha só as imagens das atividades das 6ª séries são só o desenho de um copo com as misturas descritas acima, as da 7ª série são exemplos de cada alavanca que tem descritas ao lado, no site que mandei vocês conseguem ver também e as da 9ª série é um esquema da passagem de estado, que vocês conseguem ver no site de ajuda e no exercício 5 eu cancelo a questão!
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