terça-feira, 24 de março de 2020

Atividade de Ciências – 6 anos


Atividade de Ciências – 6 anos

Misturas Homogêneas e  Heterogêneas

O que é uma mistura?
Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias compostas ou simples, que sejam diferentes, fazendo com que suas propriedades físicas sejam indefinidas e variáveis.
E não existe reação química entre elas então cada uma mantém as suas propriedades.

Substâncias compostas: são formadas por mais de um tipo de átomo, ex: o açúcar e álcool, que são formadas pela união de diferentes átomos: hidrogênio, oxigênio e carbono.

Substâncias simples: é formada por apenas um elemento, e os átomos podem estar unidos por moléculas ou isolados, ex: a molécula de ozônio (O3) é formada por três átomos do elemento oxigênio.)

As misturas podem ser classificadas em HOMOGÊNEAS e HETEROGÊNEAS:

Mistura Homogênea: É aquela em que não conseguimos perceber a diferença de suas partes misturadas.

Água + Açúcar


Não conseguimos ver a olho nu, um componente separado do outro: o açúcar desaparece na água.






Mistura Heterogênea: É aquela em que é perfeitamente possível diferenciar as suas partes.

Água + Talco


Conseguimos ver a olho nu a diferença dos componentes presentes, não se misturam







Vídeos Youtube: Kuandro Oficial – Misturas homogêneas e heterogêneas
Vídeos Youtube: Estuda Mais – Misturas homogêneas e heterogêneas

Exercícios

1) Dê 3 exemplos de misturas:

2) Responda se é verdadeiro ou falso:

(        ) Se colocarmos em um copo com água uma colherzinha de sal e mexermos, nós teremos uma combinação de substâncias e não uma mistura, isso porque o sal se desfaz na água e ela fica salgada.

(        ) Uma rocha é considerada uma mistura homogênea, porque vemos muito bem as suas partes a ¨olho nu¨.

(        ) Nas misturas heterogêneas podemos ver fases distintas, chamadas de bifásicas, trifásicas, tetrafásicas etc.

(        ) O petróleo é uma mistura heterogênea, porque conseguimos ver bem que tem varias cores e diferentes formas.

(        ) A água do filtro é uma mistura homogênea.

3) O que você entendeu sobre mistura homogênea e heterogênea?

4) Dê um exemplo de uma mistura homogênea (diferente do da matéria) em estado líquido e uma em estado gasoso e como você conseguiu identificar cada uma dessas misturas como sendo homogênea.

5) Porque algumas misturas são consideradas homogêneas a ¨olho nu¨ e heterogêneas quando vista do microscópio?

6) Dê um exemplo de uma mistura heterogênea (diferente do da matéria), em estado líquido e uma em estado sólido e como você conseguiu identificar cada uma dessas misturas como sendo heterogênea.

7) O sangue é uma mistura homogênea ou heterogênea? E porque?

8) O sal de cozinha é considerado uma mistura ou uma combinação? E porque?






Atividade de Ciências – 7 anos

Máquinas Simples

Máquinas simples são ferramentas ou instrumentos capazes de facilitar o trabalho e execução de tarefas simples do dia a dia do homem.

Vale lembrar que podemos diferenciar as máquinas simples em mais complexa (Máquinas complexas são aquelas que utilizam dispositivos eletrônicos em sua composição, como os circuitos integrados. Um exemplo de máquina complexa são os computadores).

Mas todas as máquinas têm uma ou várias funções que nos permitem realizar uma tarefa com menor esforço físico. Sendo assim, denominaremos máquinas simples às que modificam e transmitem a ação de uma força para realizar algum movimento.

Existem diversos tipos de máquinas simples como:

Alavancas

Há mais de 22 séculos, um homem chamado Arquimedes (287 – 212 a.C.) encontrou um método extremamente simples para conseguir levantar qualquer coisa que fosse tão pesada: ele descobriu as alavancas.
A alavanca é uma barra alongada e rígida, reta ou curva, móvel em torno de um eixo denominado ponto de apoio, também conhecido como fulcro ou eixo de rotação.

Como poderíamos levantar uma massa com peso seis vezes maior que outra, fazendo a mesma força que faria para levantar essa?
É só a distância entre o ponto da barra rígida em que você aplica a força e o ponto de apoio (de P a A) ser seis vezes maior do que distância da massa até o ponto de apoio (de A a R).

Denominação:
Força resistente – é a força que queremos equilibrar. No exemplo acima, é o peso do saco.
Força potente – é a força que sustentará a resistência. No exemplo, é a força que fazemos.

Existem tipos de classificação das alavancas conforme a posição do ponto de apoio em relação à força que impulsiona (P) e à força resistente ®.
INTER-FIXA:

É quando o ponto apoio (A) está entre a aplicação da força potente (P) e a aplicação da força resistente (R).






INTER-PONTENTE:

É quando a aplicação da força potente (P) está entre a aplicação da força resistente (R) e o ponto de apoio (A).





INTER-RESISTENTE:

É quando a aplicação da força resistente (R) está entre a aplicação da força potente (P) e o ponto de apoio (A).






Roldanas e Polias

Já perceberam que os aparelhos de musculação são cheios de discos rígidos em torno dos quais há um fio, em que estão presas as cargas? Para que servem?
Esses discos são chamados de roldanas ou polias. São discos com um canal por meio do qual passa um fio ou corda, em que está presa uma carga.









Roldanas fixas

A roldana fixa facilita a realização de um esforço por mudar a direção da força que seria necessária. Como observamos na figura, a força necessária para equilibrar o corpo é igual à força realizada pela pessoa. Entretanto, para levantar a carga, temos que puxar para baixo, o que facilita o trabalho.


Roldanas móveis


As roldanas móveis diminuem a intensidade do esforço necessário para sustentar um corpo, pois parte desse esforço é feito pelo teto, que sustenta o conjunto.








Com uma roldana móvel, a força necessária para equilibrar a carga é dividida por dois,
Com duas roldanas móveis, a força necessária é dividida por quatro,
Com três, é dividida por oito, e assim sucessivamente.

O plano inclinado

Plano inclinado é toda superfície reta que tenha alguma inclinação.

Observando uma acentuada subida podemos concluir que se, por um lado, um plano inclinado permite o acesso as áreas mais altas com menor esforço, por outro, ele torna o caminho mais longo.

Podemos dizer que quanto menor o ângulo do plano inclinado, maior a distância a ser percorrida, porém menor a força a ser aplicada.














Site sobre o assunto: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/mecanica18.php
Vídeo Youtube: NOVA ESCOLA – Ciências: máquinas simples

Exercícios

1) O que é uma alavanca?

2) Sabemos que a tesoura é uma alavanca interfixa. Mas ela também é formada por outro tipo de máquina simples. Qual é? Onde vamos encontrá-la?

3) Dê 5 exemplos de tipos de máquinas simples.

4) Classifique em verdadeira e falso:

(        ) Podemos afirmar que o martelo é uma máquina complexa, isso porque ele tem uma cabeça de aço e usa também um cabo de madeira.

(        ) A vassoura é uma alavanca inter-potente.

(        ) Nas roldanas moveis o esforço maior é feito pelo teto, uma vez que é ele que sustenta o conjunto.

(        ) Parafusos, porcas são máquinas simples muito eficazes.

(        ) Todo plano inclinado tem por função alcançarmos lugares mais altos, porém com um menor percurso e menor força sempre.

5) Porque é vantajoso a utilização de uma roldana fixa?

6) Classifique cada tipo de alavanca:

A – Pinça:
B – Triturador de alho:
C – Balança (somente mola e ponto de apoio):

7) Dê um exemplo de plano inclinado e explique.














Atividade de Ciências – 8 anos

Fontes e Tipos de Energia

As fontes de energia são recursos utilizados para gerar energia para os mais variados tipos de indústrias, veículos, máquinas, empresas e demais meios que precisam de energia para funcionar.

Elas podem ser: renováveis e não renováveis, originadas de fontes naturais e também artificiais é um recurso extremamente necessário para o funcionamento do mundo. Boa parte de tudo o que fazemos hoje em dia é possível por causa da geração de energia.

Mas para a maioria delas, a reposição na natureza é muito lenta, pois resulta de um processo de milhões de anos sob condições específicas de temperatura e pressão. Quanto mais usamos as fontes de energia não renováveis, menos teremos no estoque total.

Fontes de energia renováveis

São aquelas que se reabastecem naturalmente de onde a tiramos, sendo possível utilizá-las de maneira constante e sem a preocupação de que possam se esgotar a qualquer momento.

Alguns exemplos:

Hidrelétrica: gerada a partir da força da água.
Solar: gerada a partir da luz do Sol.
Eólica: gerada a partir da ação do vento.
Geotérmica: gerada a partir do calor interior da Terra.
Biomassa: gerada a partir de materiais orgânicos.
Oceanos: gerada a partir da ação dos mares.
Hidrogênio: gerada a partir da reação entre hidrogênio e oxigênio.

As fontes renováveis de energia são consideradas limpas, pois emitem menos gases de efeito estufa (GEE) que as fontes fósseis e, por isso, estão conseguindo uma boa inserção no mercado brasileiro e mundial.

Fontes de energia não renováveis

São aquelas que podem se esgotar com o uso excessivo para a geração de energia. Por serem limitados, são fontes de energia com caráter estratégico, podendo servir como moeda de troca, especulação e até mesmo conflito entre as nações.

Um dos exemplos de fonte de energia não renovável é o petróleo, extremamente importante nos dias de hoje. Utilizado na indústria automobilística e também para gerar a energia necessária para mover uma série de veículos, máquinas, nas mais variadas superfícies.



Alguns exemplos:

Petróleo
Carvão mineral
Gás natural
Xisto betuminoso

Fontes de energia alternativas para o Brasil

O grande crescimento das áreas urbanas, o surgimento da indústria e as mudanças nos padrões econômicos e de consumo a partir do século XIX contribuíram para que a demanda por energia fosse maior.

A Revolução Industrial e as descobertas científicas trouxeram para o cotidiano da sociedade a eletricidade, o petróleo, o gás natural, o aço e uma infinidade de materiais e produtos que passaram a ser utilizados com um número grande de frequência.

A utilização incessante de fontes de energia trouxeram mudanças climáticas, efeitos sobre a camada de ozônio, poluição e contaminação de águas e solos, extinção na flora e fauna, esgotamento dos recursos naturais etc.

Transformada a partir de recursos naturais que podem ser repostos ou reabastecidos, sem o risco de uma finitude rápida, como os ventos, a radiação solar ou biomassa, por exemplo. Fontes vistas como mais limpas e mais baratas na hora de produzir energia.

O desenvolvimento científico na área de energia busca aprimorar as fontes já existentes e criar tecnologias para fontes de energia limpas, baratas e mais abundantes. Essas fontes alternativas podem até mesmo gerar mais energia que os meios tradicionais.

Uma das fontes de energia consideradas limpas e bastante úteis nos tempos atuais é o etanol brasileiro, produzido a partir da cana-de-açúcar. O país detém a liderança mundial na produção desse tipo alternativo de combustível e também de uma cadeia produtiva complexa.

Nos últimos anos houve um crescimento exponencial do etanol como forma de combustível para os carros que rodam pelo país, já que a frota brasileira é composta por carros flex, que podem se locomover a partir do uso de gasolina e também etanol. Gerador de energia mais barato, com rendimento menor, mas que dependendo da diferença de preço, acaba compensando para o consumidor.


Site de apoio: http://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/fontes-de-energia
Vídeos Youtube: Matéria de Capa: Fontes de Energia
Documentário: Faça as contas - Produzido pela 350.org



Exercícios

1) Porque a energia renovável sempre se reconstitui e a não renovável não?

2) Explique como funciona a geração de energia de cada um dos sistemas abaixo e aponte se é renovável ou não renovável.

Hidrelétrica:
Carvão mineral:
Solar:
Combustíveis fósseis:
Eólica:
Geotérmica:
Energia nuclear:
Biomassa:
Oceanos:
Gás natural:
Hidrogênio:
Petróleo:

3) O petróleo está presente em diversos lugares e quais são esses lugares e o que devemos fazer para evitarmos danos a natureza por conta disso?

4) Quem são e como ocorreu a formação de fontes fosseis?

5) Dentre todos os problemas presentes na terra, você conseguiria montar algum tipo de energia nova que não prejudicasse o planeta e melhorasse esse problema que você achou? Explique como seria isso?



















Atividade de Ciências – 9 anos

Estrutura da Matéria

Todas as coisas existentes na natureza são constituídas de átomos ou suas combinações e o átomo é tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa.

Mas precisamos entender que ele é um componente de composição e na matéria acontecem diversas mudanças, mas essas mudanças podem favorecer a existência das alterações de estado, e para efeitos de nosso estudo os estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Ou seja, se mudarmos a temperatura e/ou pressão podemos fazer com que os corpos passem de um estado para outro.

As fases de estados físicos da matéria são:

Sólido: apresenta uma grande força de atração entre as partículas, força essa de origem elétrica, o que implica em uma forma e volume definidos ex. Gelo.

Líquido: a força entre as partículas é menor do que as do estado sólido, o que implica em um volume definido e uma forma variável ex. Água num copo.

Gasoso: a força entre as partículas é quase inexistente, o que corresponde a volume e formas variáveis ex. Vapor da água que sai do ferro de passar.

- Como já falado a pressão e a temperatura, que são as variáveis de estado, influenciam no estado físico em que uma substância se encontra e ao receber ou perder certa quantidade de calor ela pode sofrer uma mudança/transição desse estado.

Para essas passagens de estado existem nomes específicos:

Fusão: é a passagem da fase sólida para a fase líquida.
Ex. O gelo derretendo e se transformando em água líquida.

Vaporização: é a passagem da fase líquida para a fase gasosa.
Ex. A água fervendo e se transformando em vapor de água, como a vaporização dos rios, lagos e mares.

Condensação ou Liquefação: é a passagem da fase gasosa para a fase líquida.
Ex. O vapor da água se transformando em gotículas de água quando sua temperatura fica abaixo de 100 ºC.

Solidificação: é a passagem da fase líquida para a fase sólida.
Ex. A Água líquida colocada no congelador para formar gelo.

Sublimação: passagem que se dá de forma direta, da fase sólida para a fase gasosa ou da fase gasosa para a fase sólida.
Ex. Como acontece com a naftalina.
Este desenho mostra bem as passagens:

Vídeo do Youtube: Planeta Biologia – Mudanças de estados físicos da matéria
Site apoio: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/mudancadeestadofisico.php

Exercícios

1) Com suas palavras, o que é matéria?

2) Quais são os estados físicos da matéria? E o que caracteriza cada estado?

3) Dê um exemplo de cada:

Fusão:
Solidificação:
Vaporização:
Condensação:
Sublimação:

4) Assinale qual das alternativas abaixo demonstra uma mudança de estado de sublimação:

a) algumas gotículas de água das nuvens transformando-se em gelo.
b) o vapor da água de grandes altitudes se transformando em neve.
c) o vapor da água em baixas altitudes se transformando em nuvens.
d) algumas gotículas de água se transformando em cristais de gelo nas nuvens.
e) vapor de água em baixas altitudes transforma-se em neblina.






5) A figura a seguir representa duas etapas do ciclo de mudanças da água,













 – Quais são estes dois estados? E o que acontece com eles?

6) Nos períodos de seca ou falta de chuva, temos sempre problemas de saúde, como dificuldades de respirar e até sangramentos do nariz. Uma solução que melhora este problema é colocar nos cômodos da casa recipientes com água. Explique com suas palavras porque este método funciona?



3 comentários:

  1. Boa tarde , quando deverá ser entregue esse questionário da disciplina de ciências, e para mim não aparecem as imagens.

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  2. Olá pessoal, olha só as imagens das atividades das 6ª séries são só o desenho de um copo com as misturas descritas acima, as da 7ª série são exemplos de cada alavanca que tem descritas ao lado, no site que mandei vocês conseguem ver também e as da 9ª série é um esquema da passagem de estado, que vocês conseguem ver no site de ajuda e no exercício 5 eu cancelo a questão!

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