PROJETO DE VIDA
O conceito de Projeto de Vida se refere à formação de um
sujeito ativo, capaz de tomar decisões e fazer escolhidas embasadas no
conhecimento, na reflexão, na consideração de si próprio e do coletivo. Essa
formação depende de uma ação pedagógica constante. Isso implica na necessidade
de uma metodologia que cumpra com essas exigências e se comprometa com à
proposição de situações didáticas em que os estudantes sejam desafiados a
refletir, a elaborar hipóteses, a buscar soluções e validar respostas encontradas.
Ou seja, o Projeto de Vida é componente no qual o estudante é entendido como a
centralidade da escola e sua formação constitui e amplia o seu acervo de
valores, conhecimentos e experiências – condição fundamental para o processo de
escolha e decisões que acompanhará o estudante em sua vida em todas as suas
dimensões: pessoal, social e profissional.
Assim, a prática pedagógica é reflexo do comprometimento das
ações realizadas na escola que preconiza a formação integral do estudante para
a construção do seu Projeto de Vida, integrada em três eixos; Formação
Acadêmica de Excelência, Desenvolvimento Intencional de Competências
Socioemocionais e Formação para a Vida. Sem predominância de uma sobre a outra,
juntas, elas provêm condições necessárias para que o estudante atue em sua vida
de forma autônoma, solidária e competente.
Dessa forma, as capacidades cognitivas de cada etapa do
desenvolvimento, os conhecimentos que os estudantes constroem, por meio de suas
experiências escolares e extraescolares, além dos procedimentos e valores, são
a base do percurso formativo de Projeto de Vida. Em linhas gerais, os eixos
formativos orientam a prática pedagógica tanto no âmbito do currículo, dos
componentes curriculares, do planejamento das aulas, da seleção dos conteúdos,
temas, atividades, estratégias, recursos e/ou procedimentos didáticos, quanto
das práticas que se processam na dimensão mais ampla do contexto escolar.
O percurso formativo de Projeto de Vida movimenta tudo
aquilo que uma sociedade considera necessário que os estudantes aprendam ao
longo da sua escolaridade. Toma-se cada vez mais evidente que viver, atuar no
mundo produtivo de maneira responsável, ter autonomia para tomar decisões,
manejar informação cada vez mais disponível, ser colaborativo e proativo, e
capaz de gerar soluções para problemas que sequer se pode imaginar, demanda do
ser humano uma outra condição que não a acumulação de conhecimentos. Portanto,
as competências exigidas neste século e as competências socioemocionais
tomam-se muito mais valiosas. É por isso que a estrutura lógica do componente
curricular Projeto de Vida considera o adolescente e o jovem em sua
integralidade, sendo o desenvolvimento das dimensões pessoal, social e
produtiva essenciais a sua formação.
Responda:
1. Podemos definir o Projeto de Vida como sendo:
I.
O caminho entre o ser e o querer ser.
II.
O caminho para construir o que se quer no
futuro, visando ao planejamento de um processo estritamente lógico.
III.
O caminho apenas para a escolha profissional dos
estudantes.
IV.
O caminho para desenvolver habilidades para o
raciocínio lógico, sem considerar a autorrealização.
Considerando estas afirmações,
indique a alternativa correta:
a.
Apenas IV é verdadeira.
b.
Apenas II e III são verdadeiras.
c.
Apenas III é verdadeira.
d.
Apenas I é verdadeira.
e.
Apenas II é verdadeira.
2. A adolescência e juventude são uma etapa muito peculiar
do desenvolvimento humano. Indique as principais características desta etapa.
a. Cérebro maleável a mudanças, impulsividade,
questionamentos, variações de humor, dificuldade de atenção e organização.
b. Humor pouco variável, concentração e atenção nas
consequências de cada decisão e ato.
c. Alto poder de concentração, passividade e frequente
aceitação das regras.
d. Dedicação de tempo e atenção nas consequências de cada
decisão e ato a ser tomado, e variações de humor.
e. Estabilização de comportamento e da transformação no
corpo, foco e falta de curiosidade.
Tem que copiar o texto
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirLer e copiar as questões
ResponderExcluir