terça-feira, 24 de março de 2020

PROJETO DE VIDA - Alunos de todos os anos dos Anos Finais



    PROJETO DE VIDA

O conceito de Projeto de Vida se refere à formação de um sujeito ativo, capaz de tomar decisões e fazer escolhidas embasadas no conhecimento, na reflexão, na consideração de si próprio e do coletivo. Essa formação depende de uma ação pedagógica constante. Isso implica na necessidade de uma metodologia que cumpra com essas exigências e se comprometa com à proposição de situações didáticas em que os estudantes sejam desafiados a refletir, a elaborar hipóteses, a buscar soluções e validar respostas encontradas. Ou seja, o Projeto de Vida é componente no qual o estudante é entendido como a centralidade da escola e sua formação constitui e amplia o seu acervo de valores, conhecimentos e experiências – condição fundamental para o processo de escolha e decisões que acompanhará o estudante em sua vida em todas as suas dimensões: pessoal, social e profissional.
Assim, a prática pedagógica é reflexo do comprometimento das ações realizadas na escola que preconiza a formação integral do estudante para a construção do seu Projeto de Vida, integrada em três eixos; Formação Acadêmica de Excelência, Desenvolvimento Intencional de Competências Socioemocionais e Formação para a Vida. Sem predominância de uma sobre a outra, juntas, elas provêm condições necessárias para que o estudante atue em sua vida de forma autônoma, solidária e competente.
Dessa forma, as capacidades cognitivas de cada etapa do desenvolvimento, os conhecimentos que os estudantes constroem, por meio de suas experiências escolares e extraescolares, além dos procedimentos e valores, são a base do percurso formativo de Projeto de Vida. Em linhas gerais, os eixos formativos orientam a prática pedagógica tanto no âmbito do currículo, dos componentes curriculares, do planejamento das aulas, da seleção dos conteúdos, temas, atividades, estratégias, recursos e/ou procedimentos didáticos, quanto das práticas que se processam na dimensão mais ampla do contexto escolar.
O percurso formativo de Projeto de Vida movimenta tudo aquilo que uma sociedade considera necessário que os estudantes aprendam ao longo da sua escolaridade. Toma-se cada vez mais evidente que viver, atuar no mundo produtivo de maneira responsável, ter autonomia para tomar decisões, manejar informação cada vez mais disponível, ser colaborativo e proativo, e capaz de gerar soluções para problemas que sequer se pode imaginar, demanda do ser humano uma outra condição que não a acumulação de conhecimentos. Portanto, as competências exigidas neste século e as competências socioemocionais tomam-se muito mais valiosas. É por isso que a estrutura lógica do componente curricular Projeto de Vida considera o adolescente e o jovem em sua integralidade, sendo o desenvolvimento das dimensões pessoal, social e produtiva essenciais a sua formação.







Responda:

1. Podemos definir o Projeto de Vida como sendo:
I.                     O caminho entre o ser e o querer ser.
II.                   O caminho para construir o que se quer no futuro, visando ao planejamento de um processo estritamente lógico.
III.                 O caminho apenas para a escolha profissional dos estudantes.
IV.                O caminho para desenvolver habilidades para o raciocínio lógico, sem considerar a autorrealização.
Considerando estas afirmações, indique a alternativa correta:
a.       Apenas IV é verdadeira.
b.       Apenas II e III são verdadeiras.
c.       Apenas III é verdadeira.
d.       Apenas I é verdadeira.
e.       Apenas II é verdadeira.


2. A adolescência e juventude são uma etapa muito peculiar do desenvolvimento humano. Indique as principais características desta etapa.
a. Cérebro maleável a mudanças, impulsividade, questionamentos, variações de humor, dificuldade de atenção e organização.
b. Humor pouco variável, concentração e atenção nas consequências de cada decisão e ato.
c. Alto poder de concentração, passividade e frequente aceitação das regras.
d. Dedicação de tempo e atenção nas consequências de cada decisão e ato a ser tomado, e variações de humor.
e. Estabilização de comportamento e da transformação no corpo, foco e falta de curiosidade.

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