PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL: 7o ANO B
Imagine: O que poderia ter
acontecido nessa noite escura e tempestuosa? Em que lugar? Quem seria
personagem ou personagens dessa história? Que conflito ele(s) poderia(m) viver
nessa noite? Como se desenvolveria esse conflito? Como seria o desfecho da história?
Lembre-se de que uma história deve ter início, meio e fim,
ou seja:
▪ uma situação inicial,
▪ um conflito gerador
(complicação dessa situação inicial),
▪ um clímax (de
acordo com o desenvolvimento da complicação) e
▪ o desfecho da
história.
É preciso, antes, definir se o narrador é um personagem da história
ou se é um narrador observador.
Lembre-se de dar um título
à história.
Imagine e planeje a história antes
de escrevê-la. Escreva, revise e reescreva até chegar à forma final.
Bom
trabalho!
PROPOSTA DE
PRODUÇÃO TEXTUAL:
“Perdi maleta cheia de nuvens
e de flores,
maleta onde eu carregava
todos os meus amores embrulhados
em neblina.
Perdi essa maleta em alguma esquina
e algum sonho
e desde então eu ando tristonho
sem saber onde pôr as mãos.
Se andando pelas ruas
você encontrar a tal maleta,
por favor, me avise em pensamento
que eu largo tudo e vou correndo...”
MURRAY, Roseana.
Classificados Poéticos. São Paulo: Moderna,2010.
Inspire-se nos versos e imagine que
um menino encontrou essa maleta mágica, poética. Você vai inventar uma
história. O que mais haveria nessa maleta? Como o menino a encontrou? Ela fez
alguma mágica para ele? Como o menino encontrou o dono da maleta para
devolvê-la?
A proposta é que você escreva essa
história.
Não se esqueça de dar nome aos personagens.
Lembre-se de que uma história deve ter:
✔ um narrador (apenas observador);
✔ início, meio e fim, ou seja:
o
uma situação inicial,
o
um conflito gerador (complicação
dessa situação inicial),
o
um clímax (de acordo com o
desenvolvimento da complicação) e
o
o desfecho da história.
Imagine e planeje seu texto antes de
escrevê-lo. Escreva, revise e reescreva até chegar à forma final. Lembre-se de
dar um título à sua história.
Bom trabalho!
Atividade de pesquisa: 7 ANO B
Pesquisar sobre o corona
vírus-(COVID19)
●
Causas
●
Consequências
●
Cuidados
●
Situação real e econômico do nosso
País.
Observação: não fazer pesquisa pelo Wikipédia
O trabalho deve conter capa, o nome do site de pesquisa.
ATIVIDADES PARA 9 ANO B - PROPOSTA DE PRODUÇÃO
TEXTUAL
Produza uma resenha crítica sobre um filme, livro ou série a
que tenha assistido.
No seu texto, você precisa formular e explicitar sua opinião
sobre a obra escolhida
para análise e defender essa opinião com argumentos
consistentes. Além disso, você
deve estruturar o texto em introdução, desenvolvimento e
conclusão.
Este roteiro pode ajudar a construir o seu texto:
➢ Primeiro contextualize a obra, apresente-a ao seu leitor.
Que tema(s) aborda? A que
público se destina?
➢ Formule a sua opinião sobre a obra, refletindo sobre pontos
positivos e/ou
negativos da mesma.
➢ Reúna argumentos para fundamentar a sua opinião: Por que
você pensa assim?
Desenvolva as ideias, dê detalhes, exemplifique.Tente
convencer o leitor!
➢ Conclua seu texto, definindo se indica ou não indica a obra
para o seu leitor.
Após a escrita, lembre-se da revisão - os parágrafos estão
bem estruturados?
Como estão a concordância e a ortografia? Releia e faça
adequações, se necessário.
Bom trabalho!
ATIVIDADE DE PESQUISA 9º ANO
Pesquisar sobre o corona
vírus-(COVID19)
●
Causas
●
Consequências
●
Cuidados
●
Situação real e econômico do nosso
País.
Observação: não fazer pesquisa pelo Wikipédia
O trabalho deve conter capa, o nome do site de pesquisa.
ATIVIDADE DO CADERNO DO ALUNO
ATIVIDADE 1 – VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Fazer a leitura do texto 1 e do texto 2
Páginas 9,10,11 e 12.
Olá por favor senhores professores, eu tenho uma dúvida! A proposta do 7° ano B é a mesma para o 7° A?
ResponderExcluirA atividade para os 7A/B é somente a de Tecnologia e Inovação, de Português somente 7B.
ExcluirA pesquisa da covid 19 e para o 9a e b?
ResponderExcluirSomente para o 9B
ExcluirSomente para o 9B
Excluir