7º ano - Atividades de aprofundamento de conteúdo bimestral
1. Quais são os exercícios de controle do peso corporal
e equilíbrio?
a-) Saltar e
cair sobre o mesmo pé, correr e parar subitamente em equilíbrio, realizar
rolamento para frente.
b-) saltar e
cair sobre o mesmo pé, transferir o peso do corpo do pé esquerdo para o
direito, realizar rolamento para trás.
c-) correr e
saltar, saltar com um pé e cair com outro, ficar em posição de avião, ficar
sentado.
d-) saltar e
cair com um pé só, transferir o peso do corpo do pé direito para o outro,
correr.
2. Responda V
para verdadeiro e F para falso
( ) Corpos como “mediadores de conteúdos
simbólicos”. Os seres humanos, ao dançarem, expressam sentimentos e cultura
através do seu corpo. Os movimentos corporais, apresentam a cultura vivida
naquele corpo. Os movimentos mudam conforme a interpretação das pessoas, as
suas vivências, educação, experiências culturais etc.
( ) Os movimentos possuem significados
originais de acordo com o local em que foram produzidas, podendo mudar conforme
o novo contexto e a interpretação das pessoas que a vivenciam ou apreciam.
Nesse sentido, o simbolismo das técnicas corporais dificilmente varia conforme
a educação, as diferentes experiências vividas e as trocas culturais. É correto
dizer que uma atitude corporal é permitida em todos os lugares.
( )Mendes e Nóbrega (2009) comentam sobre uma
pessoa que tenha feito “trocas culturais”. Siqueira (2006), também esclarece
alguns pontos exemplificando que um indivíduo, após anos de trabalho corporal
na dança, seria transformado, modificado, incorporando cultura, através de suas
experiências diferenciadas. Através de uma coreografia, o dançarino pode
expressar toda sua experiência, colocando um pouco de cada cultura conhecida,
como também poderá recriar uma parte específica de sua experiência, um momento
exato de um local ou cultura já vivenciada.
3-
Assinale a alternativa que corresponde a história do Hip Hop.
A cultura do hip-hop emergiu de um
movimento que procurava minimizar as inúmeras disputas que eclodiram entre as
gangues nas periferias de Nova York, na década de 1970.
a)
Como pena, os jovens eram obrigados a prestar
serviços comunitários.
b)
Não havia punição aos jovens.
c)
Os jovens eram estimulados a estudar, para que
não fizessem parte de gangues.
d)
Os jovens passaram a ser incentivados a
substituir as brigas por batalhas de dança.
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