quarta-feira, 8 de julho de 2020

8º ano – Educação Física – A ginastica de conscientização corporal


A ginastica de conscientização corporal

Objetivos:

·         1. Experimentar e fruir das ginásticas de conscientização corporal: relaxamento, meditação e  automassagem.

·        2.  Identificar as exigências corporais dessas práticas.

Você conhece alguém que pratica alguma dessas ginasticas?





Ginástica de conscientização corporal
As ginásticas de conscientização corporal são práticas milenares, como o relaxamento, a meditação e a automassagem, que tiveram origem em países orientais. Elas foram organizadas e utilizadas na busca pelo equilíbrio e, consequentemente, seus enfoques concentram-se principalmente na prevenção de doenças e na procura cotidiana pelo bem-estar. O autoconhecimento das sensações/percepções corporais permite a identificação de alguns desequilíbrios que, se forem percebidos em seu início, podem ser tratados, evitando a manifestação do estágio chamado de doença.
O relaxamento é uma ação corporal cujo objetivo é romper as tensões físicas, mentais e emocionais. As atividades do cotidiano, como ficar muitas horas sentado na escola ou diante de um computador, propiciam a aquisição de tensões de várias origens, as quais, de modo geral, podem afetar as fibras musculares, provocando várias alterações físicas e metabólicas. As técnicas de relaxamento são muito indicadas para a eliminação de tensões. Relaxar significa reduzir drasticamente a atividade muscular e mental por meio de um ato consciente e autodirigido. Diferentes técnicas podem ser usadas nessa prática e, de modo geral, elas são aplicadas em locais tranquilos. Seus adeptos devem vestir roupas confortáveis, prestar atenção na respiração e procurar relaxamento das tensões das diversas partes do corpo.
A meditação é uma prática de intensa concentração e atenção da mente. Apesar de ser associada a questões relacionadas com a espiritualidade, ela também pode ser utilizada para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso. Quando realizada de modo regular, ela proporciona vários benefícios, como descanso físico, mental e emocional; aumento da capacidade de concentração; redução da ansiedade; equilíbrio da respiração, entre outros. A posição do corpo varia bastante; pode-se meditar deitado, em pé ou sentado, sendo esta última adotada por grande parte de seus adeptos por ser considerada a mais fácil e porque, apesar de o corpo estar em repouso, ele continua alerta.
A automassagem é uma prática que relaxa e auxilia na manutenção da saúde. Como o termo sugere, trata-se do ato de massagear a si mesmo, promovendo conforto pessoal diante de situações corriqueiras, como sensação de alívio depois do uso de um sapato apertado ou de um sinal de dor muscular. Ela é realizada com o auxílio de acessórios (bolas, bambus, massageadores) ou apenas com as mãos. Esse tipo de ginástica ativa a circulação sanguínea, diminui as dores musculares e alivia tensões emocionais. A aplicação da automassagem depende de o praticante conhecer o ponto que deseja tratar e massagear essa região durante alguns minutos.

Dicas: Procure usar roupas leves e confortáveis, ao realizar uma atividade física comece de forma lenta e vá aumentando o ritmo de forma gradual. Antes de terminar a atividade, faça o mesmo processo para desacelerar. Diminua o ritmo de forma gradual ou faça volta a calma. Faça o alongamento corporal diariamente, evite ficar muito tempo em uma posição só.

Atividade:

Faça uma breve pesquisa sobre a Ioga e o Pilates.
Responda:
1-      O que é? Como é praticado?
2-      Onde pode ser praticado?
3-      Em quais grupos de idade essas modalidades pesquisadas costumam ser mais frequentes?
4-      Essas modalidades são de intensidade alta ou baixa?
5-      Quais são os seus benefícios?

Nenhum comentário:

Postar um comentário