sexta-feira, 29 de maio de 2020

6 ano - Tecnologia e Inovação - "Bullying digital"


O que é bullying digital e como ficar de olho em seu filho?
O bullying se tornou uma palavra muito conhecida depois dos anos 2000, em que diversos casos de violência física e psicológica dentro das escolas começaram a aparecer nos Estados Unidos. Com a evolução da tecnologia, esse processo foi intensificado, gerando o bullying digital e trazendo sérias consequências para as crianças e adolescentes.
Essa violência é caracterizada por criar situações agressivas, sobretudo as verbais e psicológicas, utilizando as redes sociais e outros mecanismos digitais que impedem a criação de fronteiras, tornando-a mais séria, ofensiva e perigosa.
Pensando em ajudá-lo a lidar com situações de bullying digital, nós desenvolvemos este artigo com as principais atitudes que você deve tomar para garantir a saúde física e mental dos seus filhos. Confira!
Observar o que a criança faz no celular e no computador
O cyberbullying está no ambiente virtual, fazendo com que outras crianças e adolescentes se sintam seguros para expor, ridicularizar, xingar e violentar seus colegas em função do anonimato.
Justamente por isso, é importante saber o que o seu filho está fazendo na internet, quais os programas que ele assiste, que tipo de site ele acessa e com quais pessoas ele se relaciona. Assim, você consegue observar se ele está vulnerável ou não dentro desse ambiente social.
No entanto, existe uma grande diferença entre observar e bisbilhotar a vida do seu filho. É fundamental analisar o tipo de conteúdo que ele consome, mas sempre respeitando a sua privacidade, ok?
Conversar com seu filho sobre a gravidade do bullying digital
Um dos principais papéis dos pais é orientar os filhos sobre a vida. Então, por que seria diferente com o bullying digital? É fundamental manter um diálogo franco, aberto, seguro e responsável sobre essa forma de agressão, permitindo que seu filho compartilhe com você suas dores, angústias e dificuldades.
Dessa forma, você constrói um bom relacionamento e consegue estabelecer vínculos de confiança, deixando o seu filho à vontade para contar sobre suas práticas virtuais, sejam elas positivas ou não.
Identificar atitudes diferentes da criança ou adolescentes
Quando o bullying digital está acontecendo, tanto com a vítima quanto com o agressor, existem mudanças de atitudes e comportamentos. Afinal, ele fica exposto a violências e vulnerabilidades, alterando a sua forma de enxergar o mundo e, por consequência, a sua maneira de se comunicar, expor e viver a vida.
É muito comum perceber quadros de isolamento, choros espontâneos, irritabilidade, tristeza irracional, depressão, baixo desempenho escolar e automutilação. Fique atento aos sinais que o seu filho dá e converse com ele sobre isso.

Estabelecer uma relação de confiança
Você se lembra de que nós comentamos sobre a criação de uma relação de confiança por meio da conversa? Uma boa forma de estabelecer vínculos de confiança é se manter livre de julgamentos e preconceitos, colocando a sua empatia em ação para acolher seu filho, independentemente se ele for o agressor ou a vítima.
Ainda, evite fazer perguntas muito específicas na primeira conversa, já que elas podem criar uma barreira e resultar no afastamento do seu filho. Em outras palavras, dê preferência para perguntas mais gerais, como “o que está acontecendo?” e “você quer me contar alguma coisa?”, escutando com calma e empatia a sua resposta.
Conversar com professores e educadores da escola
Se você perceber que o cyberbullying está sendo praticado entre os colegas do seu filho, entre em contato com a escola. Ao conversar com professores e educadores, vocês conseguirão criar estratégias de enfrentamento para lidar com essa situação sem expor a vítima e o agressor, garantindo que o tema seja tratado de forma madura e responsável.
Nesse momento, é possível criar palestras, vídeos, pequenos cursos e seminários sobre o bullying digital e como identificá-lo e preveni-lo, auxiliando os alunos e professores a lidarem com essa situação dentro do ambiente escolar.
Você percebe como é importante o diálogo livre de julgamentos e preconceitos com seus filhos? Ao se posicionar como uma figura de referência, que o acolhe e o ajuda nesse momento difícil, você consegue superar o bullying digital, permitindo uma vida mais saudável e feliz.
E então, gostou do nosso artigo? Aproveite e siga nossa página nas redes sociais para encontrar mais conteúdos como este no seu feed! Estamos no FacebookInstagram e Twitter.
Atividades; Com base nesse texto, vocês farão uma pesquisa sobre o assunto,  dentro da pesquisas  que farão  vocês  pegarão os principais tópicos   e farão anotações no caderno. 



sexta-feira, 15 de maio de 2020

9 Ano - Ciências - Ondas


Sites de apoio:

Vídeo:
Radiações eletromagnéticas – Ciências – 9º ano – Ensino Fundamental

Radiação a serviço da Saúde – Ciências – 9º ano – Ensino Fundamental

Física - Ondas e luz: ondas e espectro eletromagnético

Física - Ondas e som: ondas sonoras

8 Anos - Ciências - Consumo/Energia




 


Sites de apoio:


Vídeo:
Cálculo de consumo de energia elétrica – Ciências – 8º ano – Ensino Fundamental

Energia elétrica e sustentabilidade – Ciências – 8º ano – Ensino Fundamental

Geração de Energia e impactos socioambientais – Ciências – 8º ano – Ensino Fundamental


quinta-feira, 14 de maio de 2020

7 Anos - Ciências - Energia



Sites de apoio:
https://www.infoescola.com/fisica/maquina-termica/
https://www.educabras.com/enem/materia/fisica/termologia/aulas/maquinas_termicas

Vídeo:


https://www.youtube.com/watch?v=eHzUdI1uMLo

Canal Futura - Máquinas térmicas – Ciências – 7º ano – Ensino Fundamental


Qualquer dúvida me procurem!
Bons Estudos…

6 Anos - Ciências - Experimentos, materiais naturais e sintéticos.



Aula 3 - Vídeo e Conclusão



Sites de apoio:

Vídeo - Tio Ronni Cabral - Materiais Sintéticos 




7º ANOS – ARTE - Paisagem


7º ANOS – ARTE

PAISAGEM CONSTRUÍDA

 
Imagem retirado do livro “Se liga na arte” 7º Ano

Observe a imagem acima e responda em seu caderno.

1 – O que o título do capítulo sugere para você? Algo nele chama a sua atenção? As paisagens se constroem?

2 – Quando falamos em “pintura de paisagem”, quais imagens vêm à sua mente?

3 – Observe a pintura acima. Quais elementos presentes nela você relaciona com a sua ideia de pintura de paisagem?


PARA REFLETIR

Reflita sobre as seguintes questões e compartilhe suas respostas com os colegas e com o professor.

1 – Como é a paisagem do local onde você vive? Você a conhece bem?

2 – Você mudaria algo nessa paisagem? O quê? Por quê?



A PAISAGEM





No campo da Arte, a paisagem é um gênero de pintura tradicionalmente praticado entre os artistas plásticos. Na arte europeia, até o século XVII, a paisagem servia de cenário para retratos e cenas religiosas ou históricas. Mais tarde, ganhou um protagonismo maior. Na arte moderna, destacou-se também a pintura de paisagem urbana.
Atualmente, as diversas maneiras de se representar uma paisagem além da pintura, incluem o vídeo, a fotografia, o desenho e a gravura, entre outros.


PROSPOSTA:

Desenhe uma paisagem de um lugar que você gostaria de estar neste momento em tempo de pandemia. Pinte o desenho, mostrando os detalhes desse local.



ATENÇÃO: Guarde todas a lições de arte.

6 Ano - Arte - Sons

6º ANOS – 14/05/20 – MÚSICA

SONS DA VIDA

Nesta seção, convidamos você a mapear diferentes sons da vida cotidiana e a conhecer artistas que experimentam e exploram sonoridades pouco convencionais em seus processos criativos, como percussão corporal, variados sons vocais, sons de brinquedos, de utensílios domésticos e até sons feitos com água.

SONS DO CORPO

Que tal começar por nós mesmos? Afinal, nosso corpo pode, além de ouvir, produzir muitos sons. Como é o som da sua respiração? E de quando você esfrega uma mão na outra? Que outros sons você produz? Será que tudo isso pode virar música?

 

1 – Você já tinha ouvido falar dos Barbatuques? A imagem na página anterior é de uma apresentação deles, observe. O que esses artistas parecem estar fazendo?
Já brincou de fazer algo parecido? Consegue imitar esses gestos ou outros semelhantes e produzir sons?

O grupo é da cidade de São Paulo (SP), e foi fundado por Fernando Barboza, mais conhecido como Fernando Barba, cujo apelido deu origem ao nome Barbatuques.
Os 15 integrantes utilizam o corpo para fazer música, explorando diversos sons e ritmos, e percorrem o mundo levando essa proposta musical, que mistura percussão corporal, vocais e sapateado, além de envolver muita improvisação.

2 – Escute a música “Barbapapa’s groove”, do grupo Barbatuques, na faixa 2 do CD. Após a escuta, escreva as suas impressões no caderno.

Clique no link abaixo para assiste o Grupo Barbatuques.

                                  https://www.youtube.com/watch?v=0Q4aj_te-dw

Depois de assistir escreva o que você achou do vídeo.

PARA EXPERIMENTAR

Experimente fazer sons corporais.

Faça sons usando apenas o som do corpo (pode ser com a voz, dedos, mãos, pés, peito, sopros etc), grave e escute atentamente o som produzido por você.

Para concluir, escreva sobre os sons mais inusitados e os mais desafiadores para imitar.

Além de produzir sons com as mãos, com os pés e com a voz, os músicos do grupo fazem também outros sons com a boca, que não necessariamente envolvem a voz.
3 – Você já experimentou produzir sons só com os lábios? E estalando a língua? E com os dentes? Experimente.

Imagine esses sons de lábios, língua e dentes sendo usados junto com a voz, pela mesma pessoa, ao cantar uma música.
Em suas apresentações, a cantora e violonista brasileira Badi Assad (1966-) explora em seu canto alguns sons muito sutis feitos com os dentes. Como ela sua um microfone muito próximo à boca, é possível ouvir claramente todos esses sons.
Outro de seus recursos é cantar uma música entoando uma única sílaba, se articular palavras, usando os lábios e a língua para fazer um acompanhamento rítmico, como um instrumento de percussão. Assim, ela chama atenção para esses sons sutis que produzimos e para outros detalhes e particularidades que geralmente passam despercebidos.

4- Como você imagina que seria um canto que mistura diferentes sons feitos com a boca? Que tal escolher uma música que você já conhece para cantar e brincar? Tente acrescentar alguns sons de lábios ou estalos de língua a esse canto. Escreva suas sensações para que eu veja.

SONS DO COTIDIANO

Entre outros trabalhos, Badi Assad produziu o álbum Cantos de casa (2014), em que as músicas tratam do cotidiano de uma criança, desde a hora de acordar até a hora de dormir. No entanto, não são apenas as letras das músicas que inspiraram nesse cotidiano, já que os sons que acompanham as canções são os de objetos que podem ser encontrados em uma casa, como pratos, talheres, panelas e copos.


Badi Assad produzindo sons com utensílios
Domésticos. Fotografia de 2014.

5 – Observe a imagem acima: você percebeu que cada copo tem uma quantidade diferente de líquido? Sabe por quê? Experimente: Pega alguns copos iguais, despeje em cada um uma quantidade diferente de água e depois bata levemente na borda deles com uma colher de pau. Você perceberá que cada um produzirá um som diferente do outro.

6 – Além dos utensílios domésticos, quais outros objetos sonoros há em sua casa?


Clique no link abaixo e assiste à produção de Badi Assad para conhecer mais sobre essa artista. Escreva o que você achou do vídeo.

                                          https://www.youtube.com/watch?v=aI1_Jda-_c4

ATENÇÃO: Ler o texto acima e assistir os vídeos dos links, escrever as questões e responder no caderno. Guarde tudo para depois ser avaliado.

6 Anos - Tecnologia e inovação - cyberbullying


Uma perspectiva preventiva para o bullying
Um em cada dez estudantes brasileiros é vítima de bullying – anglicismo que se refere a atos de intimidação e violência física ou psicológica continuada de que são vítimas estudantes. O dado é do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015.
Bullying é um comportamento prejudicial agressivo intencional e repetido em que um mesmo indivíduo é alvo repetidamente. Pode ocorrer de várias formas:

§  Verbalmente – Através de xingamentos ou observações maldosas constantes;
§  Fisicamente – Bater, empurrar;
§  Relações interpessoais- Exclusão social, espalhando mentiras ou boatos;
§  Materialmente – Quebrando ou tomando pertences.


Quando o assédio ocorre através de tecnologias modernas de comunicação é chamado cyberbullying ou intimidação eletrônica. Esta forma relativamente nova pode incluir postagem de fotos constran­gedoras, o envio de e-mails ou textos desagradáveis, mensagens maliciosas ou a zombaria de um alvo em sites ou redes sociais.
O bullying tem quatro atores:
  1. §     o agressor
  2. §     a claque que festeja o agressor
  3. §     os espectadores passivos (alunos e professores)
  4. §     a vítima

A falta de reação das vítimas (compreensível, na maioria dos casos) e a passividade dos espectadores são o principal obstáculo à erradicação do bullying.
O Programa Turma Legal adota uma perspectiva preventiva e ao mesmo tempo transformadora de personalidades.
Acreditamos que desenvolvendo a capacidade empática das crianças e a rejeição à violência, o bullying passará a ser considerado como uma situação chocante que envolve também os espectadores. A partir dai acontece a rejeição social no grupo primário (a turma), e a ação institucional (professores, gestão).
O desenvolvimento da capacidade empática também limitará os festejos e a aprovação das claques, cujo estímulo acompanha os agressores.
Não dizemos que o Turma Legal acaba com o bullying, pois o perfil psicológico dos agressores tem outros determinantes e necessitam de outros acompanhamentos. Mas permite isolar o fenômeno e dar-lhe visibilidade, tornando insuportável a falta de reação institucional.
Você pode criar esse ambiente preventivo participando do programa Turma Legal, para Ensino Fundamental.

Um assunto muito delicado que vamos discutir em breve.  Vou deixar um link aqui  e depois  pedir para que vocês façam uma reflexão, relatando, em seu caderno, um fato que tenha vivenciado em uma experiência pessoal ou de alguém que conheça. 
                                                https://youtu.be/TScjRsqkblM

quarta-feira, 13 de maio de 2020

7, 8 e 9 anos - História - Roteiros de Estudo

Queridos alunos,

As lições dessa semana já estão disponíveis no site de História.

https://sites.google.com/view/historiaanesia/

A cada semana estou fazendo um roteiro de acordo com as atividades previstas. Utilizem o caderno para ir anotando as lições nos textos e vídeos e, no final, faça o formulário que conta como avaliação e presença de vocês. Depois quando voltarmos, utilizaremos estas anotações no caderno também para as avaliações.

Beijos e força para todos!!!

7º - História – Renascimento - Teoria e Atividades


7º - História – Roteiro 1 – Semana 4-8/Maio

Renascimento - teoria

O Renascimento (ou Renascença, Renascentismo) foi, ao mesmo tempo, um período histórico e um movimento cultural, intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVII, e atingiu seu ápice no século XVI. Como sabemos, renascimento significa, literalmente, nascer novamente. Por isso, esse termo foi utilizado para indicar o movimento de retomada da cultura clássica greco-romana. Embora a Itália, especialmente Florença, sejam consideradas o berço da Renascença, ela se expandiu para outras regiões europeias, tais como Alemanha, Flandres e o norte dos Alpes.
Vejamos alguns acontecimentos históricos que contribuíram para o seu desenvolvimento. O Renascimento está situado num período de transição entre a Idade Média e a Modernidade, o que corresponde ao final do Feudalismo e início do Capitalismo. Naquele momento, uma importante mudança no modo de perceber o mundo estava ocorrendo: passava-se de um pensamento predominantemente teocêntrico - onde tudo se explica a partir de uma origem divina - para uma visão de mundo antropocêntrica, onde o homem assume papel central em relação ao universo. Tais pensamentos resultaram no surgimento do Humanismo, um movimento intelectual que se dedicou a valorizar a condição humana e suas múltiplas possibilidades de realizações e descobertas em variados campos do saber, tais como a ciência, a literatura e as artes.
Os italianos daquela época identificaram esses ideais na poderosa Roma Antiga e, com o intuito de reviver esse período, buscaram retomar os seus valores, hábitos, literatura e mitologias. Para isso, os artistas renascentistas estabeleceram como parâmetros para as suas produções as antigas obras clássicas greco-romanas, consideradas, por eles, o que de melhor havia sido produzido em termos artísticos até então. Ao fato de reviver os padrões da antiga Arte Clássica, tais como realismo, simetria e beleza, é que consideramos o Renascimento como o segundo momento da Arte Clássica na história da arte.
Durante o Renascimento houve um grande desenvolvimento naval, comercial e urbano, o que resultou em um significativo crescimento econômico, que deu origem a uma nova classe social, a burguesia. Em virtude dessa ascensão social de uma parcela da população, surgiu um modo diferente de relação entre a arte e a sociedade: o mecenato. O mecenas foi uma figura de extrema importância nesse contexto, pois costumava patrocinar os artistas e suas obras, auxiliando assim na expansão de múltiplos talentos. Sem esse cenário econômico favorável, talvez o Renascimento não encontrasse condições para se desenvolver.
O Renascimento foi repleto de inovações técnicas no campo artístico. A observação direta da realidade é um deles. Assim, os artistas costumavam desenhar exaustivamente para melhor representarem em suas pinturas e esculturas aquilo que estava diante deles. Outras invenções importantes foram a pintura de cavalete (com a utilização de uma tela colocada sobre esse suporte), e o aprimoramento e uso popularizado da tinta a óleo (mistura de pigmentos com óleos vegetais), pois permitiram tanto o deslocamento e comercialização das obras, quanto uma maior vivacidade nas cores e efeitos mais realistas nas pinturas. Além disso, os artistas, antes anônimos, passaram a ser valorizados pela sociedade. Com isso, teve início a prática do autorretrato, que podemos comparar, em menores proporções, com as atuais selfies.

7º - História – Roteiro 1 – Semana 4-8/Maio

Renascimento – compreensão

1 - Conte com suas palavras qual o significado da palavra "Renascimento".


2 - A partir deste significado, conte o que "renasceu" na famosa "época do Renascimento". Qual é esta época e onde aconteceu?


3 - A palavra Renascimento aponta algumas transformações, quais foram as transformações que ocorreram naquele período histórico?


4 - Explique o que são:
a) teocêntrico

b) antropocêntrico

c) humanismo

d) mecenas

5 - Uma grande importância do Renascimento se encontra nas artes e nos artistas daquela época. Como estes artistas conseguiam sustento para viver apenas de suas artes?



6 - Cite algumas invenções da época do Renascimento.

6º, 7º, 8º e 9º ANOS - EDUCAÇÃO FÍSICA - Aula de autoconhecimento / autocuidado


EDUCAÇÃO FÍSICA: 6º, 7º, 8º E 9º ANOS.
Aula de autoconhecimento / autocuidado


                                   


Assista o vídeo no link abaixo e responda as perguntas:



                                        https://www.youtube.com/watch?v=DoseWYmlZHA


Observação: O Vídeo Começa Em: 41:24 (Portanto, adiante o vídeo até 41:24 para assistir o início da aula.

Perguntas:


1 - Qual a diferença entre ATIVIDADE FÍSICA e EXERCÍCIO FÍSICO? São as mesmas coisas? Justifique.
2 – Quais os benefícios da prática da atividade física?
3 – Dê exemplos/dicas para iniciar a prática de uma atividade física conforme visto na vídeo aula.
4 – Qual a importância da frequência da atividade física?
5- Você está fazendo algum exercício físico em casa? Responda qual exercício está fazendo, a frequência, e quais os recursos utilizados?



7 A e 7 B - Tecnologia e Inovação - " Tecnologia é..."


AULA DE TECNOLOGIA

TURMAS 7A e 7B

Caros alunos, visto que, temos 1 aula de tecnologia por semana, irei passar uma atividade por semana.

·         Vamos retomar as aulas da apostila.

·         Aulas referente aos dias 11/05/2020 e 12/05/2020

Como vimos, a tecnologia está presente em alguns momentos da sua vida. Nesse sentido, propomos que reflita, de acordo com sua realidade tecnológica.

Atividade - Página 42

Quando você acessa o endereço de um site sempre encontramos as siglas www. Geralmente, essas siglas vem no início do site junto ao endereço eletrônico.

  ü  Você sabe o que significa ? Vamos descobrir ?
  ü  Pesquisar o significado de www.
  ü  Registrar no campo indicado da apostila.

Atividade - Página 43

Atividade 1 – Tecnologia é...

  ü  Copiar e responder os exercícios no caderno, do 01 ao 05.

Qualquer dúvida, estou à disposição.



(11) 98918-3076 whatsapp

Professora Cibelli – Tecnologia.




terça-feira, 12 de maio de 2020

7B e 9 B - Língua Portuguesa - Interpretação e Compreensão de texto


Queridos alunos, 



    Realize as atividades abaixo, copiando as questões no caderno, para serem corrigidas no retorno às aulas presenciais. No caso de dúvida, procure a professora pelo grupo do whatsapp ou registre sua pergunta no box de comentário abaixo desta publicação. Para maiores informações procure a coordenação pedagógica.


Obs: Não precisa fazer as questões que estão ilegíveis. 




Obrigado.










7 A e B - Matemática - Porcentagem, Razão e exercícios

Queridos alunos, 

   Preferi redigir com a minha própria letra as atividades para ficar fidedigno ao que eu colocaria na lousa para vocês. Se surgir dúvida a respeito, por favor, me procurem pelo whatsapp ou utilize o box de comentário logo abaixo desta postagem. Trata-se de atividades que dão sequência as que passei em sala antes da suspensão das aulas. Bons estudos!