terça-feira, 5 de maio de 2020

6 anos - atividades de Geografia -


 Aula de geografia  6°A, B e C
 Prof. Cristiano Morais          
           
             As diferenças entre paisagens
                urbanas e paisagem rurais







O que são paisagens urbanas e rurais?
As principais características e diferenças entre paisagens urbanas e rurais são facilmente identificáveis, uma vez que são visuais. Basta observar cada uma para compreender até mesmo como deve ser a rotina de seus habitantes. Em uma grande cidade, por exemplo, notam-se os imensos edifícios, a movimentação de veículos nas ruas e de pedestres nas calçadas, além da poluição.
No ambiente urbano, a paisagem é geralmente caótica, com grande quantidade de pessoas concentrada em uma área, edificações altas de concreto e escassez de árvores. Isso é resultado da falta de planejamento urbano, já que a maioria das cidades simplesmente cresceu descontroladamente. Trata-se de um cenário mais cinzento e poluído. Vamos assistir ao vídeo


     Grandes edifícios, trânsito de pedestres e veículos, poluição sonora, visual e principalmente do ar são os componentes das paisagens urbanas.
       Por outro lado, na paisagem rural, a grande quantidade de áreas verdes e árvores confere mais cor ao ambiente e a poluição não interfere visualmente. Assemelha-se ao campo, com mais vegetação e menor aglomeração de pessoas e interferência humana na paisagem. A fauna também tem presença maior, seja silvestre ou domesticada.    


 
Apesar das diferenças, os componentes da paisagem rural são necessários para equilibrar com a vida nos grandes centros urbanos. Em geral, a infraestrutura de uma grande cidade geralmente é melhor, com mais estradas, hospitais, escolas, redes elétricas, entre outros serviços para atender a uma população maior.
Uma das maneiras mais exploradas e eficazes para tornar as paisagens urbanas mais agradáveis é a arborização, por meio da revitalização e criação de áreas verdes, parques e praças públicas. Espaços arborizados e com maior número de espécies de plantas atraem aves e outros animais.

Compreendendo melhor:


  As paisagens são construídas pela ação da natureza e das pessoas.
  Na construção das paisagens, as pessoas transformam a natureza e organizam os lugares para viver neles.
  As transformações vão acontecendo conforme os interesses, as necessidades que as pessoas têm e o trabalho que realizam.
  Hoje, quando observamos os lugares onde as pessoas vivem, os lugares que elas construíram e adaptaram para satisfazer suas necessidades, vamos encontrar dois tipos predominantes de paisagens: a cidade e o campo.
  Na paisagem urbana (cidade) percebe-se um aglomerado de construções próximas umas das outras. Há prédios, comércios, escritórios, restaurantes, indústrias, supermercados, farmácias, etc..
  As pessoas fazem suas compras nos mercados, shoppings, lojas, feiras livres ou no comércio ambulante,existe bancos, farmácias, açougues e outros.
  No espaço rural (campo), as construções são mais isoladas, a concentração de pessoas em um único lugar é pequena e a presença da natureza domina a paisagem, embora essa natureza já esteja bastante modificada pela ação das pessoas. No campo encontramos chácaras, sítios, fazendas, criação de animais, plantações, etc.






Imagens de campo e cidades:

Imagem 01


Imagem 02


Imagem 03

Momento Quadrinhos:
01



02
03


Atividades (responda no caderno)

01- Construa uma história em quadrinho com relação entre o campo e a cidade.
Obs: utilize sua imaginação.

02-


03- Onde há mais vegetação na zona rural ou urbana?

R:


04- Circule no quadro abaixo o que é típico do espaço urbano.

Plantações
Indústrias
Lojas
Aeroporto
Trânsito intenso
Vegetação
Prédios
Matas
Criação de animais
Multidão
Rios poluídos
Hortas

05- Quais as principais características do espaço urbano?
R:


Para finalizar assista os vídeos






Bons estudos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário