6°
ANO
ESCUTANDO
A VIDA
Você já tentou
ouvir o som que parece vir de dentro de uma concha? Observe a imagem abaixo. O
que será que esse menino está ouvindo?
Imagem
retirada do livro “SE LIGA NA ARTE”.
Agora
feche os olhos, fique em silêncio e preste atenção em tudo o que você consegue
escutar. Os sons vêm de dentro ou de fora da sua casa? Mais perto ou mais
longe? É algo que parece estar parado ou em movimento?
Fechar
os olhos e se concentrar nos sons que escutamos pode mudar a nossa percepção,
levando-nos a notar sons que já estavam presentes as aos quais não estávamos
dando atenção.
Esse
simples exercício pode mostrar que muitas vezes sem estar consciente disso,
você ouve muitas coisas ao mesmo tempo: o som da sua própria respiração ou das
suas mãos tocando o cabelo, alguém falando próximo a você, o som de um cachorro
latindo ao longe , o som de alguém mexendo no caderno ou na mochila, alguém
andando pela sala ou escrevendo, o vento balançando as folhas de uma árvore lá
fora.
E
o silencio? Você reparou também nele? Em relação à escuta, considerando como
som tudo que é captado pela audição, não podemos deixar de falar sobre o
silêncio, que prepara a escuta e que ajuda os diferentes sons a se destacarem.
Para refletir
Reflita
sobre as seguintes questões e compartilhe com seu professor.
1
– O que a imagem do menino ouvindo a concha e o primeiro exercício de escuta
fizeram você perceber ou imaginar?
2-
Você acha que os sons e o silêncio dos ambientes interferem na sua
concentração, no seu humor e nos seus sentimentos? Como?
3-
Quais são os sons mais marcantes que você escuta em sua vida cotidiana?
4-
Você já experimentou produzir sons com as mãos, com os pés e com a voz, os
músicos do grupo fazem também outros sons com a boca, que não necessariamente
envolvem a voz.
foda se nao perguntei nada
ResponderExcluirKk
ResponderExcluirOii
ResponderExcluirJulia
ResponderExcluirJulia
ResponderExcluir