A EXPRESSÃO CORPORAL
A EXPRESSÃO CORPORAL RECORRE A UMA COMBINAÇÃO DE DIFERENTES ELEMENTOS DO
MOVIMENTO, ORGANIZADOS EM 3 GRANDES VERTENTES:
I – Corpo no Espaço.
É MUITO IMPORTANTE
QUE A APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM CORPORAL SEJA INTRODUZIDA NAS AULA DE EF PORQUE
AS CRIANÇAS E JOVENS PRECISAM APRENDER A RECONHECER E UTILIZAR CORRETAMENTE A
SUA EXPRESSÃO CORPORAL PARA QUE HAJA UMA SINTONIA ENTRE O QUE SE PRETENDE
TRANSMITIR E AS MENSAGENS DO CORPO.
I – O CORPO NO
ESPAÇO:
NAS ATIVIDADES EXPRESSIVAS,
O MOVIMENTO DA TOTALIDADE DO CORPO OU APENAS DE ALGUMAS PARTES, ESTÁ
RELACIONADO COM DIVERSAS COMPONENTES ESPACIAIS, ENTRE AS QUAIS SE DESTACAM:
- O espaço próprio ou pessoal.
- O espaço geral.
- As direções.
- Os níveis.
- As trajetórias.
O espaço próprio ou pessoal é aquele que rodeia o próprio
corpo e cujos limites são definidos pela máxima amplitude alcançada pelas
várias partes do corpo, nomeadamente membros superiores e inferiores.
O espaço geral refere-se a todo o espaço disponível que se encontra para além do
espaço próprio e é partilhado por todos os outros elementos do grupo. Ao
movimentar-se no espaço geral, cada aluno transporta consigo o seu espaço
próprio.
Direções: as dimensões espaciais (altura, comprimento e largura), em que o
movimento decorre permitem que o aluno se movimente em três direções, cada uma
delas com dois sentidos:
- Para cima e para baixo.
- Para a frente e para trás.
- Para a direita e para a esquerda.
Um salto para a
frente, para trás ou para o lado é um exemplo de combinação simultânea de uma
ou mais direções.
Níveis: O movimento do corpo no espaço, tendo como referência a posição de
pé, pode desenvolver-se em 3 níveis:
- Nível inferior: é definido pela área situada
abaixo dos joelhos, correspondendo assim a movimentos corporais realizados
perto do solo ou no solo. Rolar é um exemplo de movimento usando o nível
inferior.
- Nível médio: corresponde à posição de pé,
sendo a corrida e a marcha exemplos dessa utilização.
- Nível superior: é definido pelos movimentos
efetuados na área acima dos ombros. Os saltos são exemplo da exploração
deste nível.
Trajetórias: são os percursos que o corpo realiza no espaço, quer em contato com o
solo, quer fora dele (trajetória aérea). Todas as trajetórias são compostas por
linhas retas ou curvas ou resultam da combinação destas. Por exemplo, uma
trajetória em ziguezague é uma combinação de linhas retas com mudança de
direção. Quer em apoio ou em trajetória aérea, podem ser realizados movimentos
de rotação em torno de um eixo, para ambos os lados, envolvendo um quarto de
volta, meia-volta, três quartos de volta ou volta completa.
O movimento pode decorrer em trajetórias no solo, através da locomoção, e em trajetórias aéreas quando o corpo se move no espaço sem apoio.
O movimento pode decorrer em trajetórias no solo, através da locomoção, e em trajetórias aéreas quando o corpo se move no espaço sem apoio.
EXERCÍCIOS:
EXERCÍCIOS DE
CONTROLO DO PESO DO CORPO E DO EQUILÍBRIO:
- saltar e cair sobre o mesmo pé.
- saltar e cair sobre o pé contrário.
- saltar sobre um pé e cair sobre o outro, definindo a posição
de avião.
- transferir o peso do corpo do pé esquerdo para o direito,
através de pequenos saltos.
- correr e parar subitamente, em equilíbrio.
- correr, parar e saltar, caindo em equilíbrio.
Professor essas atividades é para nós respondermos?
ResponderExcluirO exercício é para realizar é para ser realizado em casa como forma de atividade física.
ExcluirBora praticar !
Essa atividade é pra responder no caderno
ResponderExcluirOs exercícios devem ser feitos dentro de casa mesmo.
ResponderExcluirApós realizar os exercícios, faça uma anotação no caderno colocando o título da atividade "Expressão Corporal" e os exercícios que você realizou.
Att.: Prof. Leandro