quinta-feira, 14 de maio de 2020

6 Anos - Tecnologia e inovação - cyberbullying


Uma perspectiva preventiva para o bullying
Um em cada dez estudantes brasileiros é vítima de bullying – anglicismo que se refere a atos de intimidação e violência física ou psicológica continuada de que são vítimas estudantes. O dado é do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015.
Bullying é um comportamento prejudicial agressivo intencional e repetido em que um mesmo indivíduo é alvo repetidamente. Pode ocorrer de várias formas:

§  Verbalmente – Através de xingamentos ou observações maldosas constantes;
§  Fisicamente – Bater, empurrar;
§  Relações interpessoais- Exclusão social, espalhando mentiras ou boatos;
§  Materialmente – Quebrando ou tomando pertences.


Quando o assédio ocorre através de tecnologias modernas de comunicação é chamado cyberbullying ou intimidação eletrônica. Esta forma relativamente nova pode incluir postagem de fotos constran­gedoras, o envio de e-mails ou textos desagradáveis, mensagens maliciosas ou a zombaria de um alvo em sites ou redes sociais.
O bullying tem quatro atores:
  1. §     o agressor
  2. §     a claque que festeja o agressor
  3. §     os espectadores passivos (alunos e professores)
  4. §     a vítima

A falta de reação das vítimas (compreensível, na maioria dos casos) e a passividade dos espectadores são o principal obstáculo à erradicação do bullying.
O Programa Turma Legal adota uma perspectiva preventiva e ao mesmo tempo transformadora de personalidades.
Acreditamos que desenvolvendo a capacidade empática das crianças e a rejeição à violência, o bullying passará a ser considerado como uma situação chocante que envolve também os espectadores. A partir dai acontece a rejeição social no grupo primário (a turma), e a ação institucional (professores, gestão).
O desenvolvimento da capacidade empática também limitará os festejos e a aprovação das claques, cujo estímulo acompanha os agressores.
Não dizemos que o Turma Legal acaba com o bullying, pois o perfil psicológico dos agressores tem outros determinantes e necessitam de outros acompanhamentos. Mas permite isolar o fenômeno e dar-lhe visibilidade, tornando insuportável a falta de reação institucional.
Você pode criar esse ambiente preventivo participando do programa Turma Legal, para Ensino Fundamental.

Um assunto muito delicado que vamos discutir em breve.  Vou deixar um link aqui  e depois  pedir para que vocês façam uma reflexão, relatando, em seu caderno, um fato que tenha vivenciado em uma experiência pessoal ou de alguém que conheça. 
                                                https://youtu.be/TScjRsqkblM

Nenhum comentário:

Postar um comentário