6 Anos
Aula 1 - Transformações Químicas
As transformações
químicas ocorrem na natureza e dentro de nós mesmos.
As coisas ao nosso
redor e dentro de nós estão constantemente se transformando em outros materiais
com cor, sabor, formato, cheiro, estado físico e outras características e
propriedades totalmente diferentes.
Na natureza por exemplo, o tronco de uma árvore pode depois
virar carvão e cinza.
No ser humano por exemplo, temos a inicialização de pelos
faciais e cabelo.
Você, por exemplo, já observou como uma esponja de aço usada
para lavar louça fica com o tempo?
- Mas não podemos nos confundir uma simples mudança de estado
físico de uma transformação química. Fenômeno físico é toda alteração na
estrutura física da matéria, tais como forma, tamanho, aparência e estado
físico, mas que não gere alteração em sua natureza, isto é, na sua composição.
Nas reações químicas, os constituintes dos materiais iniciais
que estavam ligados são separados e formam-se novas ligações, produzindo novos
materiais.
Assim, todas as reações químicas têm os materiais iniciais,
que são chamados de reagentes, e os materiais finais, que são chamados de
produtos:
REAGENTES = PRODUTOS
Exemplos:
Madeira + Oxigênio do ar = Carvão + Vapor de água
Ferro + Oxigênio do ar + Água (umidade do ar) =
Ferrugem
Esse tipo de representação da reação química é chamada de
equação química.
Para você saber se ocorreu uma reação química, basta observar
se algum dos fatores abaixo ocorreram durante a transformação:
* Liberação de algum gás;
* Mudança de cor;
* Alteração na textura do material, como amolecer ou
endurecer;
* Explosão;
* Aparecimento de alguma chama ou luminosidade;
* Formação de um sólido diferente dos líquidos iniciais.
Essas mudanças observadas, na maioria das vezes, indicam a
ocorrência da reação química, mas existem algumas exceções:
Como por exemplo o caso da água que se transforma em gelo.
Houve alteração na textura do material, mas continua sendo o mesmo, ou seja,
água. Então dizemos que houve alteração ou transformação física.
Aula 2 – Reflexão
Sobre a aula 1, analise a imagens do tronco de árvore, do
menino e da esponja.
Agora descreva que tipo de transformações químicas você
conseguiu ver em cada imagem, da primeira para a segunda:
Tronco de árvore:
Menino:
Esponja de aço:
Aula 3 – Experimento
Oxirredução - Experiência de Química -
Responda: O que aconteceu com a palha de aço e com
clipe?
Aula 4 – Exercícios
1) O que é uma transformação química?
2) Anote 5 exemplos de transformações químicas que acontecem
na sua casa, entre objetos, alimentos, roupas, etc.
3) Diga se é transformação química ou não, e se for, descreve
que mudança caracteriza a transformação química do original e o que causou essa
mudança.
a) Colher enferrujada:
b) Papel higiênico picotado:
c) Água fervida:
d) Latinha de alumínio amassada:
e) Ovo cozido:
f) Planta liberando oxigênio:
g) Panela de alumínio aquecida:
h) Papel amassado:
i) Açúcar dissolvido em água:
j) Carvão queimando:
k) Roupas com vários tecidos:
l) Lixo se decompondo:
m) Papel queimado:
n) Leite azedo:
Sites de apoio:
http://educacao.globo.com/quimica/assunto/materiais-e-suas-propriedades/transformacoes-quimicas.html
https://www.todamateria.com.br/transformacoes-quimicas/
Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=SnmIpgVX3pI
Transformações físicas e químicas – Ciências – 6º ano –
Ensino Fundamental
Qualquer dúvida me procurem!
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